Sugestão de leitura

Cidade do Leste?

A segunda mais portante cidade do Paraguai evoluiu muito nas últimas décadas (Neste post mesmo comentei isso).

O que tenho percebido que não evoluiu muito (apesar de ter melhorado um pouco) foi a percepção de “especialistas” e alguns veículos da mídia sobre a cidade e a região.

O livro “A Globalização do Crime” foi publicado em inglês em 1998 na Inglaterra. Traduzido para o português e comercializado no Brasil pela editora Ediouro em 2001, a passagem abaixo revela o que o “especialista” Jeffrey Robinson sabe sobre Cidade do Leste:

“O ânus do mundo situa-se na floresta do lado paraguaio do rio Paraná – um lar afastado de casa para os cartéis da droga da América do Sul, as Tríades chinesas, a Yakusa, gânsters russos e nigerianos e terroristas do Hezbollah – e se chama Cidade del Este” (p. 11).

Em 2018, várias notícias voltaram à mídia sobre a Tríplice Fronteira, o que me motivou escrever este artigo. Mas, semana passada a CNN publicou uma matéria (veja abaixo) que classificou a região como um dos lugares onde impera a anarquia.

Repito o que já afirmei em artigos recentes: há problemas sérios sobre segurança na Tríplice Fronteira. Mas “o ânus do mundo” ou “um dos lugares mais anárquicos da terra” vai além do exagero. Está mais para preconceito e ignorância.


Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.