Comentários

Pesquisar e ler

Parte do trabalho de um professor universitário é a pesquisa acadêmica. Difícil de medir e nem sempre com resultados imediatos, pesquisar é uma atividade silenciosa que, nas ciências humanas, pode ser resumida em: ler e escrever.

Na dimensão da leitura, quantos livros e artigos um pesquisador lê por ano? Não há como saber. Particularmente,  em 2018, eu li 17 livros, 40 artigos e 2 relatórios de governo. É um número considerável e bem superior à média de 2,5 livros que um brasileiro (que não trabalha com pesquisa) lê por ano.

Mas, não é um número grande ou pequeno para um pesquisador. Nosso ritmo de leitura depende de algumas variáveis. Por exemplo,  atividades administrativas, escrita de artigos especializados e livros pode tomar a maior parte do tempo disponível para uma pesquisa. 

Por fim, não há uma meta a ser batida. Eu, particularmente, só tenho esta conta porque o Google Drive a fez por mim. Esta é uma das vantagens de usar o sistema de formulários para fazer fichamentos (já publiquei um vídeo sobre isso aqui).


Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.