Publicações

Taiwan no Paraguai e China no Brasil

O Paraguai é o país mais importante do mundo, seguido pelo Vaticano, que mantém relações diplomáticas com Taiwan (República da China). A consequência é que quem mantém relações diplomáticas com Taiwan não mantém relações formais com a China (República Popular da China). 

As relações do Brasil (e do mundo) com a China são um caminho sem volta. Em 2005, o comércio entre ambos passava pouco mais de 1 bilhão de dólares. Em 2015, ultrapassou a marca de 30 bilhões de dólares. Como consequência do bom relacionamento, há muitos imigrantes chineses que mudaram para o Brasil. Em São Paulo, são mais de 19 mil chineses registrados pela Polícia Federal (3 mil no Rio de Janeiro e 1,3 mil em Foz do Iguaçu).

Em 2010, o Consulado de Taiwan estimava que havia em torno de 10 mil taiwaneses em Cidade do Leste. O número teria sido o dobro, mas o comércio direto do Brasil com a China e o fim dos sacoleiros levou muitos a migrarem para outras partes das Américas. Vale ressaltar que desde o final dos anos 1990 até meados dos anos 2000, os comerciantes taiwaneses eram os principais mediadores do comércio na Tríplice Fronteira.

O Paraguai vem sofrendo pressões da China há anos. Se espera que o atual governo paraguaio tome alguma iniciativa a este respeito. Na contramão, os chineses demonstraram publicamente seu descontentamento com a visita do então candidato Jair Bolsonaro à Taiwan. Apesar disso, é mais fácil o Paraguai ceder às pressões (e à logica) do comércio internacional e romper com Taiwan do que o Brasil romper com a China em favor de Taiwan.

Por: Micael Alvino da Silva, originalmente publicado na Revista 100 Fronteiras, edição janeiro de 2019.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.